Ensino

Mestrados (2º Ciclo)

Após ter completado a Licenciatura, é altura de consolidar conhecimentos. E o Departamento de Ciências da Comunicação da UM tem, para o segundo ciclo, duas ofertas.

MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

Este é o curso de 2º Ciclo que se inscreve no prolongamento natural do 1º Ciclo em Ciências da Comunicação. Destina-se a aprofundar e a especializar os conhecimentos adquiridos no nível anterior, fornecendo uma preparação adequada para o desenvolvimento de uma carreira profissional ou de investigação nesta área disciplinar. O 2º Ciclo (Mestrado) em Ciências da Comunicação está dividido em três áreas de especialidade distintas:

Área de Especialidadede de Audiovisual e Multimédia

Área de Especialidade de Informação e Jornalismo

Área de Especialidade de Publicidade e Relações Públicas

Existe a possibilidade de opção, dentro de cada uma das áreas de especialidade, por dois diferentes ramos:

Ramo Profissionalizante

Ramo de Investigação

Quem opte pelo Ramo Profissionalizante, concluirá o seu curso com a realização de um estágio curricular de três meses numa empresa do sector da Comunicação, a que se segue a elaboração (e defesa pública) do respectivo relatório. Quem prefira o Ramo de Investigação, não fará estágio em empresa. Preparará um projecto de investigação e dedicará o 2º ano do curso à elaboração da respectiva dissertação, que depois defenderá em provas públicas.

Este Mestrado promove a autonomia e um contacto mais estreito com os contextos profissionais, assim como a aquisição de referências teóricas e metodológicas adequadas ao desenvolvimento de um projecto de investigação. ?Algumas das Unidades Curriculares do curso são comuns às tres áreas de especialidade, outras são diferentes. O mesmo se diga relativamente aos dois ramos em que o curso se subdivide. Com um horário pós-laboral, as aulas decorrem num ambiente de proximidade, aprofundamento e interactividade. Poderás também aprender matérias cativantes e realizar exercícios práticos, onde o mundo do trabalho é descortinado em diversos laboratórios de actividades experimentais. É nesta fase do curso que sentirás uma maior ligação com o mercado profissional. Na etapa final do curso, o estágio visa completar a formação adquirida e colocar em prática os conhecimentos e estratégias apreendidas. O Departamento de Ciências da Comunicação tem vários protocolos com diversas empresas e instituições da área da Comunicação e dos Media onde se realiza esse estágio - afinal, a rampa para a profissão. Quem decida optar pelo ramo de Investigação, beneficiará de um acompanhamento em regime tutorial para, ao longo do 2º ano do curso, preparar uma dssertação de Mestrado. Pode ser, também ela, um passo importante para posteriores desenvolvimentos, seja ao nível do estudo (curso de Doutoramento), seja ao nível do trabalho de apoio a projectos de investigação.

MESTRADO EM COMUNICAÇÃO, ARTE E CULTURA

O curso de Mestrado em Comunicação, Arte e Cultura faculta uma formação multidisciplinar, que integra as abordagens teóricas e metodológicas da arte, da comunicação e da cultura. Estas áreas, estreitamente interligadas, não só convocam especialidades técnicas e científicas consolidadas como envolvem atividades económicas e sociais em franca expansão. Este mestrado apresenta um programa consistente nas áreas da cultura, dos média e da sociedade, com ênfase para a relação entre os meios de comunicação, a política e a sociedade, os usos e as potencialidades de caráter económico, a produção imagética e artística, a conceptualização da arte digital, a relação entre a internet, a arte e a cultura, a formação das identidades individuais e sociais e o relacionamento intercultural. Trata-se de uma iniciativa conjunta do Departamento de Sociologia e do Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.